Projeto Pedagógigo

Este espaço iremos dedicar para falar sobre conceitos técnicos sobre a pedagogia, utilizando uma linguagem simples e de fácil entendimento. Utilizaremos textos que irão abordar os temas de relevância a matéria. Servindo assim como mais uma ferramenta para sanar dúvidas, melhorar a compreensão sobre o processo ensino aprendizagem e chamar a reflexão sobre temas importantes no dia a dia das familias.

Brinquem juntos.

Criança precisa de pouco para se esquecer dos problemas. Se não puder passar mais tempo com seu filho, aproveite o convívio para brincarem juntos. O que importa é a qualidade do tempo, não a quantidade. Valendo lembrar que brincar é coisa séria, portanto busque saber da criança o que ela gosta e o que ela quer fazer, sempre considerando as condições de clima, condições do meio ambiente e principalmente a segurança.

Converse bastante com a criança.

Não vai resolver desligar a televisão ou parar de comprar o jornal, porque notícia ruim corre como rio. Não fuja das perguntas de seu filho:responda que as pessoas más pagarão por seus erros. Pois é fundamental para a criança a compreenssão de que haverá punição para aquele que agir errado, estabelecendo assim a relação dos tratos sociais, apresentando ao menor uma pespectiva de mundo, a onde existem regras e limites e como nas histórias infantis, o bem e o mal.

Como lidar com as notícias ruins?

Quando temos crianças em casa, muitas vezes passamos por situações inesperadas, ao ligarmos a tv o rádio ou abrir um jornal são tantas notícias ruins, que fica difícil lidar com o medo das crianças, nos olhando assustadas em busca de respostas, daí vem a pergunta: "Isso é verdade, ele fez isso mesmo?." Sim, as pessoas infelizmente são capazes de atos horríveis, mas também de ter gestos nobres de amor e compaixão. Por isso, quando a criança apresentar insegurança, lhe dê um forte abraço e saiba como agir para que ele se sinta protegido.

Transmita segurança.

Abraçar e beijar seu filho são gestos simples, que garantem amparo e aconchego. Se ele estiver nervoso, faça cócegas na barriga dele para dar uma descontraída.

Como lidar com a birra?

Primeiro passo, tente manter o controle da situação, fique calmo.

Estabeleça um diálogo com a criança depois que o episódio passar (Levando em conta que até os dois primeiros anos de vida, a comunicação verbal ainda encontra-se em processo de construção).

Antes ir a uma loja ou um supermercado, fale para a criança que ela pode escolher, por exemplo, apenas um doce. (Ou seja, estabeleça os combinados).

Não brigue na frente das outras pessoas.

Não bata na criança, evitando assim a canalização da violência.

Não faça uso de palavras de baixo calão, para confrontar.

Tente não ceder a pressão mesmo que você se sinta culpado por algum motivo. (Ceder pode significar, para criança um mecanismo de conquistar suas vontades e seus interreses, sem se importar com as consequências dos atos).

Nunca deixe de demonstrar seu amor, pois a criança poderá estar chamando sua atenção.

Estabelecer combinados, nada mais é do que, criar regras claras para a boa convivência, exemplo: vamos ao shopping almoçar, mamãe não poderá parar para ir ao parque diversões, mais irei lhe dar uma sobremesa bem legal. (Vale ressaltar que os combinados tem que ser levados a sério, tanto pelo adulto como pela criança).

Idas e vindas da formação

Em um século e meio, quase tudo mudou: o nome e a natureza dos cursos, o grau de instrução para a matrícula e o perfil profissional almejado.

  • 1835: Inaugurada a primeira Escola Normal do país. A formação, de nível Médio, preparava docentes para a etapa inicial da escolarização.
  • 1939: Criados os cursos de Licenciatura, para especialistas das séries finais, e Pedagogia, para formar docentes das Escolas Normais.
  • 1969: Modificado o perfil da Pedagogia, que também passa a formar especialistas em educação (diretores, coordenadores e supervisores).
  • 1971: A Escola Normal é substituída pela habilitação de Magistério, também de nível Médio, para formar professores polivalentes.
  • 1996: A exigência de formação superior para lecionar acaba com o Magistério. A opção é o Normal Superior, de dois ou três anos.
  • 2006: Encerrada a oferta de vagas para Normal Superior. A pedagogia passa a acumular a formação de professores polivalentes.

Fonte: Revista Nova Escola , Edição nº 231 / abril-2010, página 24

Acesse também o Blog do Professor Bruno Sepúlveda para obter mais informações sobre o conceito Creche e Educação Infantil.

A importância do desenhar

Este texto tem por objetivo colocar uma nova visão do papel do desenho na aprendizagem de crianças pequenas e em suas tentativas de dar sentido e representar os mundos em que são criadas e educadas. E com o espírito da defesa dos direitos das crianças pequenas de serem levadas a sério. Pois acreditamos que o desenho das crianças é subvalorizado, pouco pesquisado, mal-estimulado e principalmente mal-entendido nos domínios dos estudos da infância e da educação da primeira infância, assim como no cotidiano familiar a qual a criança esta inserida.

Nós sabemos que é importante ouvir com atenção e respeito ás crianças pequenas para sermos capazes de entrar em sintonia com suas ideias, sentimentos, entendimentos, paixões e experiências.

Quando uma criança desenha, ela está nos oferecendo uma janela para seu próprio entendimento em desenvolvimento do mundo e de seus relacionamentos com as pessoas do seu dia a dia, coisas e locais importantes que a cercam. Os desenhos proporcionam ricos insights (introspecção, compreensão) no pensamento e no desenvolvimento da percepção do self (eu, a própria pessoa, personalidade) das crianças pequenas, incluindo seus papeis de gênero. Desenhar também proporciona ás crianças uma ferramenta para contarem para si mesmas e para nós histórias elaboradas. Entretanto, o que desenham e como desenham reflete a complexidade dos sistemas de comunicação e das imagens visuais, sinais e sistemas simbólicos nas atividades domésticas e de lazer que as cercam. Por meio de suas experiências cotidianas, elas são instadas a usar uma ampla extensão de registros gráficos.

Acesse também o Blog do Professor Bruno Sepúlveda para obter mais informações sobre o conceito Creche e Educação Infantil.

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