A Creche: Regras

Este espaço iremos dedicar a trocar experiências e orientar na mediada do possível as células familiares a lidar, com essa difícil missão que é educar seus pequeninos.

Como lidar com a birra:

  • Primeiro passo, tente manter o controle da situação, fique calmo.
  • Estabeleça um diálogo com a criança depois que o episódio passar (Levando em conta que até os dois primeiros anos de vida, a comunicação verbal ainda encontra-se em processo de construção).
  • Antes ir a uma loja ou um supermercado, fale para a criança que ela pode escolher, por exemplo, apenas um doce. (Ou seja, estabeleça os combinados).
  • Não brigue na frente das outras pessoas.
  • Não bata na criança, evitando assim a canalização da violência.
  • Não faça uso de palavras de baixo calão, para confrontar.
  • Tente não ceder a pressão mesmo que você se sinta culpado por algum motivo. (Ceder pode significar, para criança um mecanismo de conquistar suas vontades e seus interreses, sem se importar com as consequências dos atos).
  • Nunca deixe de demonstrar seu amor, pois a criança poderá estar chamando sua atenção.
  • Estabelecer combinados, nada mais é do que, criar regras claras para a boa convivência, exemplo: vamos ao shopping almoçar, mamãe não poderá parar para ir ao parque diversões, mais irei lhe dar uma sobremesa bem legal. (Vale ressaltar que os combinados tem que ser levados a sério, tanto pelo adulto como pela criança).

Como lidar com as notícias ruins

Quando temos crianças em casa, muitas vezes passamos por situações inesperadas, ao ligarmos a tv o rádio ou abrir um jornal são tantas notícias ruins, que fica difícil lidar com o medo das crianças, nos olhando assustadas em busca de respostas, daí vem a pergunta: "Isso é verdade, ele fez isso mesmo?." Sim, as pessoas infelizmente são capazes de atos horríveis, mas também de ter gestos nobres de amor e compaixão. Por isso, quando a criança apresentar insegurança, lhe dê um forte abraço e saiba como agir para que ele se sinta protegido.

Converse bastante com a criança

Não vai resolver desligar a televisão ou parar de comprar o jornal, porque notícia ruim corre como rio. Não fuja das perguntas de seu filho:responda que as pessoas más pagarão por seus erros. Pois é fundamental para a criança a compreenssão de que haverá punição para aquele que agir errado, estabelecendo assim a relação dos tratos sociais, apresentando ao menor uma pespectiva de mundo, a onde existem regras e limites e como nas histórias infantis, o bem e o mal.

Transmita segurança

Abraçar e beijar seu filho são gestos simples, que garantem amparo e aconchego. Se ele estiver nervoso, faça cócegas na barriga dele para dar uma descontraída.

Brinquem juntos

Criança precisa de pouco para se esquecer dos problemas. Se não puder passar mais tempo com seu filho, aproveite o convívio para brincarem juntos. O que importa é a qualidade do tempo, não a quantidade. Valendo lembrar que brincar é coisa séria, portanto busque saber da criança o que ela gosta e o que ela quer fazer, sempre considerando as condições de clima, condições do meio ambiente e principalmente a segurança.

Galerias recentes